Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Perfil do Coordenador na proposta de SME - O temário.

PENSANDO NO TEMÁRIO

Quando pegamos o edital, geralmente corremos para ver a bobliografia, mas nos focamos nos livros/artigos e raramente damos a devida atenção ao temário.
O temário é fundamental, nos traz muitas informações, começando pelo tipo de profissional que a SME quer e é importante prestar atenção, que cada gestão traça um perfil de profissional diferente, mesmo alguns conceitos sendo comuns a educação na atualidade.
Então vamos lá, no edital de 2009, o temário trouxe três grandes eixos e cada um com alguns tópicos, farei um breve comentário sobre cada um deles.
*Em vermelho, cópia do que consta no edital.
1. Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem
1.1 A construção coletiva do projeto pedagógico da unidade educacional - as demandas
sociais e da comunidade educativa; a diversidade como princípio para a formação
de valores democráticos; educar e cuidar como dimensões indissociáveis de toda
ação educacional; o papel da UE como promotora de aproximações sucessivas dos
alunos aos conhecimentos relevantes e significativos para as aprendizagens e
desenvolvimento das crianças, jovens e adultos - como fator de aperfeiçoamento da
prática docente e da gestão escolar.
1.2 A unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento
profissional voltado para a qualificação da ação docente;
1.3 O processo de avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como
instrumento de análise, acompanhamento, intervenção e reorientação da ação
pedagógica: os avanços da aprendizagem dos alunos, inclusive os que apresentam
necessidades educacionais especiais, e o desenvolvimento da UE enquanto
comunidade de aprendizagem;
1.4 A Educação e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação;
1.5 O cotidiano escolar para a educação de hoje: a construção de valores de uma vida
cidadã que possibilita aprender e socializar saberes, desenvolver atitudes
cooperativas, solidárias e responsáveis.
Aqui temos a gestão como papel central da direção e coordenação, mas uma gestão que garanta o sucesso dos alunos. Para que isso ocorra é fundamental a gestão do Propjeto Pedagógico considerando a necessidade de formação continuada dos docentes, inserção das novas tecnologias, a construção de valores e o atendimento a demandas sociais como a diversidade, o cuidar e educar e a aprendizagem significativa.
Para garantir que a escola está fazendo uma gestão para o sucesso do ensino e da aprendizagem, temos a avaliação como aliado.
Alguns autores tratam de assuntos que vão de encontro a proposta de gestão de SME e por isso estão no edital (2009), a saber:
diversidade – Cunha, Carvalho e os documentos que falam da deficiência intelectual, libras, acessibilidade, inclusão de alunos cego e com baixa visão e outros.
jovens e adultos – Marta Kohl Oliveira, Vera Masagão Ribeiro e ambas autoras vão de encontro as orientações curriculares para o EJA.
formação continuada – Perrenoud, Pimenta, Freire, Tardif.
Avaliação – Hadji, Hoffmann, Kleen, Freitas, Oliveira e vão de encontro as matrizes de referência de avaliação que é um documento institucional.
Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – Barreto e Moran

No segundo eixo do temário, temos o entendimento de currículos e programas para SME.
2. Currículos e Programas
2.1 Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas,
afetivas, sociais e culturais;
2.2 O desenvolvimento da competência leitora e os saberes escolares das diversas
áreas de conhecimento;
2.3 Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem;
2.4 Organização dos conteúdos de aprendizagem;
2.5 A Escola, o Currículo e a Diversidade;
2.6 Educação básica: articulação e desenvolvimento curricular.
Aqui não temos Vygotsky na bibliografia, mas a concepção de desenvolvimento e aprendizagem adotada é o construtivismo histórico-cultural e podemos colocar dentro do eixo currículos e programas as Orientações Didáticas propostas por SME, assim como as Expectativas de Aprendizagem, o Programa Ler e Escrever e os projetos TOF e PIC.
Temos na bibliografia Zabala e Coll que tratam das questões didáticas e Colomer, Lerner e Thomazzi que tratam da leitura e escrita.
A alfabetização e o letramento é o foco do desenvolvimento dos programas de SME e para que os programas sejam eficientes é necessário que o professor tenha uma boa didática, que deve ser garantida pelos gestores com uma boa gestão do Projeto Pedagógico, onde já está prevista a formação dos professores, ou seja, SME investem em formação continuada dentro das Unidades Escolares, sob a responsabilidade do trio gestor (Diretor/CP/Supervisor) e investe também na confecção de Referênciais e Orientações Didáticas (material para o professor), visando garantir uma boa didática, dentro de uma perspectiva construtivista, para que o professor garanta ao aluno boas situações de aprendizagem, para que o aluno se torne usuário competente da leitura e escrita.
Ficou um pouco redundante, mas tentei ser clara na idéia

3. Educação e Sociedade
3.1 Sociedade, Educação e Culturas;
3.2 Cidadania no mundo globalizado. 
No eixo educação e sociedade é necessário pensar a instituição na atualidade, as mudanças que ocorreram no Brasil e no mundo, as demandas sociais, as relações humanas, portanto a instituição não resiste ao mundo externo aos seus muros e deve se adaptar a contemporaneidade,
Aqui temos a escola reflexiva, a globalização e a sociedade do conhecimento, os autores eleitos são Milton Santos, Hargreaves, Alarcão, Coelho, Thurler.

Resumindo:
O PP deve prever a formação dos professores para que possam garantir boas situações de aprendizagem aos alunos para que sejam usuários competentes da leitura e escrita e sujeitos na sociedade do conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário