Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PALAVRAS-CHAVE E CONCEITOS IMPORTANTES


REVISAR as práticas para REVITALIZÁ-LAS.

Educação INCLUSIVA – trabalhar com a diversidade em todos os aspectos

Avaliação PROCESSUAL e FORMATIVA

Professor deve ter uma POSTURA INVESTIGATIVA e fazer boas INTERVENÇÕES.

Formar o leitor/escritor próximo das PRÁTICAS SOCIAIS

FORMAÇÃO CONTINUADA – Escola como espaço privilegiado de formação

CICLOS de FORMAÇÃO – rever tempos e espaços

INFORMAÇÃO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM

COMPETÊNCIA

GÊNEROS – diferentes tipos de texto

TIPOLOGIAS – diferentes tipos dentro de um mesmo gênero

PORTADORES – são aqueles que nasceram para ter textos (Ex: jornal – nasceu para ter texto e tem diferentes gêneros e tipologias)

SUPORTES – São aqueles que não nasceram para ter textos, mas tem (Ex: caixa de OMO)

De nada vale intervenção, ajuda ou troca de experiências se não houver FORMAÇÃO

Instrumentos metodológicos para o trabalho do CP:
  • PROBLEMATIZAÇÃO
  • OBSERVAÇÃO
  • REFLEXÃO
  • REGISTRO

AMPLIAR REPERTÓRIOS – não se ater ao livro didático, trazer as práticas sociais para a escola.

Concepção de aprendizagem – CONSTRUTIVISTA

Concepção de alfabetização – É a aprendizagem do sistema de escrita e da linguagem escrita em seus diversos USOS SOCIAIS

Todas as expectativas de aprendizagem pretendem formar o aluno AUTÔNOMO.

Verbos importantes para usar nas questões dissertativas:
  • ORIENTAR
  • ACOMPANHAR
  • AVALIAR
  • FORMAR

Não se usa mais a nomenclatura: Equipe técnica e Especialista.
O correto é: EQUIPE GESTORA e GESTOR.

Formação – TEMATIZAÇÃO das PRÁTICAS


Elos para o diálogo estabelecido no currículo:
  • PROJETOS
  • EXPLORAÇÃO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS
  • INVESTIGAÇÃO
  • GÊNEROS TEXTUAIS QUE PRIVILEGIEM MAIS UMAS ÁREAS DO QUE OUTRAS.

CURRÍCULO EM REDE – estabelecer relações entre as áreas.

Combinar: EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM + ATIVIDADES + OBJETIVOS

LEITURA e ESCRITA como responsabilidade de TODAS as áreas do conhecimento

CUIDAR e EDUCAR são conceitos indissociáveis.

O CP é o PAR AVANÇADO do professor.

DIFERENTES CONTEÚDOS são aprendidos de DIFERENTES FORMAS.

Eixos de trabalho da Educação Infantil: o BRINCAR e o TRABALHO COM AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS.

Instrumentos de investigação:
Do sistema de escrita – SONDAGEM
Da linguagem escrita – GÊNERO ( REESCRITA)

MODELO é o ponto de partida, é REFERÊNCIA para o aluno, não algo a ser copiado.

A criança da Educação Infantil precisa estar em constante EXPERIMENTAÇÃO.

O papel da Educação Infantil no tocante à alfabetização é o de APROXIMAÇÃO com as práticas de leitura e escrita, não é compromisso.

Os saberes sobre o SISTEMA DE ESCRITA, bem como aqueles sobre a LINGUAGEM ESCRITA devem ser trabalhados CONCOMITANTEMENTE.

METAS – CICLO I
Ao final do 1º ano todos os alunos ALFABÉTICOS.
Ao final do 2º ano todos os alunos ALFABETIZADOS.
Ao final do 4º ano todos os alunos LEITORES E ESCRITORES PROEFICIENTES.

Trabalhar nos DIFERENTES CONTEXTOS das PRÁTICAS SOCIAIS.

O aluno deve fazer USO SOCIAL do que aprende.

Quanto MAIOR O ACESSO do aluno à CULTURA ESCRITA, mas possibilidades de construção de conhecimentos sobre a língua ele terá.

Os PROJETOS servem para CONTEXTUALIZAR os CONTEÚDOS.

Papel do CP: propor discussões sempre contextualizadas, garantindo a DUPLA CONCEITUALIZAÇÃO.

*Contribuição de nossa colega CP Liliam.

Um comentário:

  1. Gambling Commission | DMC
    As stated 거제 출장샵 by the 태백 출장안마 regulator on October 18, 2020, casino software providers 논산 출장안마 for casinos, sportsbook, and lottery games. In 문경 출장안마 order to make it possible 동해 출장샵 for

    ResponderExcluir