REVISAR as práticas para REVITALIZÁ-LAS.
Educação INCLUSIVA – trabalhar com a diversidade em todos os aspectos
Avaliação PROCESSUAL e FORMATIVA
Professor deve ter uma POSTURA INVESTIGATIVA e fazer boas INTERVENÇÕES.
Formar o leitor/escritor próximo das PRÁTICAS SOCIAIS
FORMAÇÃO CONTINUADA – Escola como espaço privilegiado de formação
CICLOS de FORMAÇÃO – rever tempos e espaços
INFORMAÇÃO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM
COMPETÊNCIA
GÊNEROS – diferentes tipos de texto
TIPOLOGIAS – diferentes tipos dentro de um mesmo gênero
PORTADORES – são aqueles que nasceram para ter textos (Ex: jornal – nasceu para ter texto e tem diferentes gêneros e tipologias)
SUPORTES – São aqueles que não nasceram para ter textos, mas tem (Ex: caixa de OMO)
De nada vale intervenção, ajuda ou troca de experiências se não houver FORMAÇÃO
Instrumentos metodológicos para o trabalho do CP:
- PROBLEMATIZAÇÃO
- OBSERVAÇÃO
- REFLEXÃO
- REGISTRO
AMPLIAR REPERTÓRIOS – não se ater ao livro didático, trazer as práticas sociais para a escola.
Concepção de aprendizagem – CONSTRUTIVISTA
Concepção de alfabetização – É a aprendizagem do sistema de escrita e da linguagem escrita em seus diversos USOS SOCIAIS
Todas as expectativas de aprendizagem pretendem formar o aluno AUTÔNOMO.
Verbos importantes para usar nas questões dissertativas:
- ORIENTAR
- ACOMPANHAR
- AVALIAR
- FORMAR
Não se usa mais a nomenclatura: Equipe técnica e Especialista.
O correto é: EQUIPE GESTORA e GESTOR.
Formação – TEMATIZAÇÃO das PRÁTICAS
Elos para o diálogo estabelecido no currículo:
- PROJETOS
- EXPLORAÇÃO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS
- INVESTIGAÇÃO
- GÊNEROS TEXTUAIS QUE PRIVILEGIEM MAIS UMAS ÁREAS DO QUE OUTRAS.
CURRÍCULO EM REDE – estabelecer relações entre as áreas.
Combinar: EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM + ATIVIDADES + OBJETIVOS
LEITURA e ESCRITA como responsabilidade de TODAS as áreas do conhecimento
CUIDAR e EDUCAR são conceitos indissociáveis.
O CP é o PAR AVANÇADO do professor.
DIFERENTES CONTEÚDOS são aprendidos de DIFERENTES FORMAS.
Eixos de trabalho da Educação Infantil: o BRINCAR e o TRABALHO COM AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS.
Instrumentos de investigação:
Do sistema de escrita – SONDAGEM
Da linguagem escrita – GÊNERO ( REESCRITA)
MODELO é o ponto de partida, é REFERÊNCIA para o aluno, não algo a ser copiado.
A criança da Educação Infantil precisa estar em constante EXPERIMENTAÇÃO.
O papel da Educação Infantil no tocante à alfabetização é o de APROXIMAÇÃO com as práticas de leitura e escrita, não é compromisso.
Os saberes sobre o SISTEMA DE ESCRITA, bem como aqueles sobre a LINGUAGEM ESCRITA devem ser trabalhados CONCOMITANTEMENTE.
METAS – CICLO I
Ao final do 1º ano todos os alunos ALFABÉTICOS.
Ao final do 2º ano todos os alunos ALFABETIZADOS.
Ao final do 4º ano todos os alunos LEITORES E ESCRITORES PROEFICIENTES.
Trabalhar nos DIFERENTES CONTEXTOS das PRÁTICAS SOCIAIS.
O aluno deve fazer USO SOCIAL do que aprende.
Quanto MAIOR O ACESSO do aluno à CULTURA ESCRITA, mas possibilidades de construção de conhecimentos sobre a língua ele terá.
Os PROJETOS servem para CONTEXTUALIZAR os CONTEÚDOS.
Papel do CP: propor discussões sempre contextualizadas, garantindo a DUPLA CONCEITUALIZAÇÃO.
*Contribuição de nossa colega CP Liliam.
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