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segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ALARCÃO E FREIRE

Quero compartilhar as sínteses abaixo, pois no último concurso a 1ª questão dissertativa exigia uma resposta que considerasse Alarcão e Freire, estão aí está os dois...


ALARCÃO: Prof.reflexivos na escola reflexiva.
Cap1- Alunos, professores e escola.
A sociedade exige competências, elas podem ser adquiridas desenvolvidas e reconhecidas na escola. As oportunidades devem ser iguais evitando a info-exclusão. Para Edgar Morin: O pensamento organiza o conhecimento. Uma cabeça pensante transforma informação em conhecimento, e o utiliza em um contexto.
Aluno não só recebe informações, precisa transformás-las em conhecimento e saber. Escola deve ser aberta e flexível.Temos “Sociedade da Aprendizagem”.
Para Perrenoud: Competência é a capacidade para utilizar saberes em alguma situação; é mobilizar saberes, logo competência depende dos conhecimentos. O cidadão deve comunicar, interagir, desenvolver autoconhecimento e auto-estima. Hoje o professor faz uma mediação orquestrada(maestro) e não linear.
A sala aula deixou de transmitir conhecimento para produzí-lo. Usando novas estratégias o aluno tem sua capacidade de autonomia, logo, a democracia. Os alunos, ao dependerem menos do professor, mudam suas atitudes, aumentam sua criticidade, valorizam capacidades e confia no seu progresso. Ao interagir com o conhec. autônomo e flexível se prepara para o mundo.
Aprender a ser aluno é aprender os quatro pilares da educação (Delors et al, 1996). Aprender a: conhecer, a fazer, a conviver com o outro e a ser.Os professores são animadores das aprendizagens; é apenas uma das fontes de informação; para não se sentirem ultrapassados precisam recontextualizar na sua identidade.
Deve ser um professor reflexivo, numa comunidade reflexiva que desenvolva um espírito crítico através, do diálogo, do confronto de idéias e de práticas; ouvindo o outro e a si mesmo com autocrítica. A escola não pode esperar, só pode transformar si mesma, envolvendo todos e interação com a comunidade.
A Escola reflexiva é autogerida, tem seu projeto, interage com a comunidade, acredita nos professores, envolve alunos e pais nas melhorias, constrói conhecimento sobre si.
Na reflexão, a escola tem o dever de alertar a sociedade, as autoridades para as mudanças no século XXI; precisa pensar na formação de pessoas e nas instituições, o resto são ferramentas.

Cap2 - A Formação do professor reflexivo.
No ato de ensinar e de aprender tem-se o poder da criatividade, com maneira própria de agir e intervir na vida social, sistematizando o conhecimento do que fazemos e as condições como agimos. Já a reflexão é inata, necessita de contextos de liberdade e responsabilidade.
É preciso, vencer inércias, vontade e persistência para sair do nível narrativo. A expressão e o diálogo são relevantes; diálogo consigo e com os outros. Com a atitude de reflexão (Escola e professor), manterão sempre o papel importante de ambos na sociedade, p/ amenizar os dilemas.
Reflexão eficaz deve ser sistemática.
A pesquisa-ação tem 3 características:
a)contribuir p/a mudança, b)caráter participacão, motivador c) impulso democrático. Narrativas revelam como es seres humanos experienciam o mundo, para compreende-las deve se registrar os fatos, o contexto físico e social e emocional do momento. Precisa-se trabalho colaborativo, partilhar nas narrativas; com professor e alunos ajudando a compreender os contextos educativos.
Na formação dos Prof; usam-se "Portifólios Reflexivos", promovem desenvolvim. Reflexivo; estimular o processo conceptual, critérios de coerência, significado e relevância pessoal; fundamenta a reflexão; garante o feedback entre os membros; estimula a criatividade na intervenção, contribui na construção da personalidade e organiza o tempo, facilita a avaliação.
Escola não pode dar costas a sociedade e professor não pode ficar isolado. Em colaboração, tem de construir pensamentos com espírito de ajuda para desenvolvimento profissional. Só o conhecimento que resulte da compreensão e interpretação permitirá a visão e a sabedoria na qualidade do ensino.

Gerir uma escola reflexiva.
O que é a escola? Comunidade em que participam vários atores sociais, com papéis ativos diversificados. Tem uma missão educar, alem da família, e da sociedade. É um todo coeso, dinâmico, com organização e não um ajuntamento de pessoas. Está construindo sua comunidade, social e dinâmica mediada pelos atores sociais.
Missão: educar. È uma organização aprendente e qualificante.
Uma escola reflexiva é definida como: “Organização que continuadamente se pensa em si própria, na sua missão social e na sua organização e se confronta com o desenrolar da sua atividade num processo heurístico, simultaneamente avaliativo e formativo” (Alarcão, 2001b, p.25).
Projeto: É uma construção social, com tomadas de decisões dos valores educativos. Perrenoud, conferência em Lisboa, nov/2001, idealizou escola baseada em objetivos(não programas) em ciclos plurianuais, em grupos flexíveis, em módulos, em projetos interdisciplinares, em tarefas a base de problemas, mas reconheceu as dificuldades.
Minha concepção: Escola reflexiva é escola inteligente, decide o que fazer em cada situação e registra o seu pensamento. Sá escola reativa, com sensibilidade aos índices contextuais, é capaz de agir com flexibilidade. Só através do diálogo coma a realidade será capaz de agir adequadamente.
O projeto é um documento, resultante do pensamento da sua missão, como se organiza e vontade para concretizar, considera o confronto de idéias e no diálogo construtivo com as comunidades. Gerir uma escola reflexiva é gerir com projeto.

FREIRE,P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
*Sugestão: leiam!!! O livro é curto e possível a leitura na integra.
** Professor com ética.
Não há docência sem discência - Ensinar não é transferir conhecimento, mas possibilidades p/ construção.
QUEM ENSINA, APRENDE AO ENSINAR E QUEM APRENDE, ENSINA AO APRENDER..
ENSINAR EXIGE:
a)Não pode ensinar sem pesquisar e pesquisar sem ensinar.
b)Respeito aos saberes do educando, na sua prática.
c)Criticidade: curiosidade ingênua está no censo comum. Curiosidade indagadora:
d)Estética e ética: Respeito a natureza do ser humano, não ficar alheio a formação moral do educando . Educar é formar..
e)Pelo exemplo: não negar outro, discordar e dialogar.
f)Risco, aceitar o novo sem discriminar: Pensar sujeitos que mediados.
g)Identidade cultural: educando relacionar com os outros; sujeito social das ações ser social, histórico e transformador.
h)Não transferir conhecimento, mas criar condições para a produção.
i)Predisposição p/ mudanças, acertar o diferente.
j)Respeito à autonomia do educando: e a dignidade.
l)Humildade, defesa dos educadores:
Apreensão da realidade: Sem a contextualização, os conteúdos não faz sentido, nem produz conhecimento.
n)Alegria e esperança: na prática.
o)Mudança é possível: sujeito s/ limitação..
p)Curiosidade: Sem curiosidade não se aprende. Na construção há capacidade crítica, perguntas.
q)Competência e generosidade: C/ seriedade nos seus estudos.
r))Comprometimento: É percebido.. Intervenção no mundo
: reproduz ou desmascara a ideologia dominante.
s)Liberdade e autoridade: Pais impunham limites e autoridade.-
AUTONOMIA É PROCESSO LENTO ,CUMULATIVO E GRADUAL
t)Para os democratas, não, é possível liberdade sem autoridade e vice versa.
u) Saber escutar:...

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