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domingo, 3 de abril de 2011

DISSERTATIVA CP/DIRETOR/SUPERVISOR - 2009

Já havia postado em dezembro, mas como algumas pessoas me pediram estou postando novamente...

     Segue questões da dissertativa, minhas respostas (que não são necessariamente as melhores, mas me garantiram 8,5 e a aprovação) e os critérios de correção.
    1.Jussara, Neide e Inês são pedagogas e foram colegas como professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede nunicipal. Agora foram aprovadas em concurso de acesso, respectivamente, para assumirem cargo de coordenação pedagógica, direação de escola e supervisão escolar e vão atuar em escola próximas. Jussara em uma escola de Educação Infantil, Neide em uma de Ensino Fundamental, cujo maior numero de turmas corresponde aos anos finais e  Inês na Coordenadoria de Ensino da região. Elas têm conversado bastante sobre os desafios que enfrentarão, sobretudo por não terem vivido como professoras, o dia-a-dia do trabalho didático-pedagógico, nos diferentes seguimentos da Educação Básica que vão atuar.
    Entre na conversa com elas e, levando em conta, de uma lado as atribuições legais e do outro as idéias de Freire e Alarcão, destaque:
    a)uma recomendação metodológica geral para atuação como Gestor Educacional, visando a que elas ajudem os professores a avançarem em seus saberes didático-pedagógicos (concepções e práticas);
    b)a necessidade e importância de atuarem de modo a constituir, em cada escola, a direção/coordenação como equipe diretiva. Justifique.


MINHA RESPOSTA NA INTEGRA E INCLUSIVE COM ERROS POR NÃO TER SIDO REESCRITA – Valia 4.0 – tirei 3,5
Considerando os saberes que já possuem e os que ainda precisam construir, visando constituir uma equipe diretiva para uma escola reflexiva, devem considerar: a importância do trabalho em equipe, a competência da comunicação, a liderança que deve exercer sob a perspectiva de uma autoridade negociada, a necessidade de uma avaliação diagnóstica, visando verificar os saberes que a escola já possui e onde deve avançar, planejar as ações e fazer a gestão dos resultados, proporcionado aprendizagem significativa para todos os alunos.
Como recomendação metodológica, deve ser garantido num processo contínuo e permanente de formação docente, espaços planejados para que no coletivo seja feita a reflexão da prática a partir de registros, seja realizados planejamentos, possa ser discutidas as modalidades organizativas e procedimentos avaliativos, sempre em consonância com os programas propostos por SME.


  1. Uma criança do berçário II apresenta muitas assaduras há uma semana; as profissionais que mantém contato com a criança desconfiam que o bebê não vem sendo trocado do momento que sai da creche até o retorno no dia seguinte. Então resolvem verificar a hipótese, fazendo uma marca na fralda do bebê antes de entregá-lo ao familiar responsável pela retirada da criança no final da tarde.
    No dia seguinte a funcionária que recepciona o bebê faz a troca da fralda e verifica que a marca feita no dia anterior permance. Diante da hipótese confirmada reservam a “prova” e levam o caso à Equipe Diretiva da Escola.
    Se você fosse chamada pela Equipe Diretiva da Escola, que informações você daria sobre a sequência de providências sobre o caso? Justifique.


MINHA RESPOSTA NA INTEGRA E INCLUSIVE COM ERROS POR NÃO TER SIDO REESCRITA – Valia 3.0 – tirei 2,0


A sequência de providencias não foi adequada e destacaria alguns fatores importantes em minhas orientações: a necessidade de uma comunicação mais efetiva enter funcionários e gestores, antes da “prova” já poderia ter ocorrido outros procedimentos; a importância da parceria e do diálogo com as famílias, onde o responsável pela criança deveria ser questionado, ouvido e orientado sobre a necessidade de maiores cuidados com a criança, inclusive demonstrando a preocupação e compromisso da instituição com o cuidar e educar como práticas indissociáveis; a necessidade de promover um processo de formação contínua e permanente aos educadores, onde o coordenador a partir da problematização do ocorrido no coletivo da unidade, pode verificar o que os educadores já sabem sobre o cuidar e educar e a importância da parceria com as famílias, ajudando-os a pesquisar e planejar ações que garantam a qualidade.


  1. Uma família que se transferiu da Bahia para a cidade de São Pauloprocurou uma escola da rede municipal de São Paulo para matricular no ensino fundamental seus dois filhos, respectivamente de 8 e 11 anos de idade. Eles não ppossuiam nenhuma documentação escolar que demosntrasse não só que série/ano desta etapa da Educação Básica haviam cursado como também que avaliação haviam obtido em cada uma delas.
    A escola informaou que não poderia matriculá-los sem uma documentação – histórico escolar – que informasse minimamente que anos/séries eles cursavam, mesmo que dela não constasse as notas obtidas nas diferentes disciplinas do currículo pois com a adoção da organização em ciclos na rede municipal de ensino de São Paulo, a aprovação (ou reprovação) dos estudantes nas diferentes série ficou superada.
    Considerando a legislação educacional em vigos e especialmente as Normas para Elaboração do Regimento Escolar você avalia que a escola agiu corretamente? Justifique.


MINHA RESPOSTA NA INTEGRA E INCLUSIVE COM ERROS POR NÃO TER SIDO REESCRITA – Valia 3.0 e eu consegui tirar 3,0


A escola não agiu corretamente, visto que para matricular a criança no ano do ciclo mais adequado, deve ser considerado seus conhecimentos prévios e extra-escolares. Nessa perspectiva é papel da escola fazer uma avaliação diagnóstica e considerando também a idade da criança, efetuar a matrícula.
É importante ressaltar que, conhecimentos prévio difere de pré-requisitos e considerando a organização da escola em ciclos é possível partir do que a criança já sabe e através de uma avaliação mediadora que garanta boas intervenções, construir novos conhecimentos, garantindo a inclusão efetiva dessas crianças na escola. É essencial que seja garantido o acesso e a permanência com qualidade a todas as crianças.


Obs.: Uma das dicas do cursinho para uma boa dissertativa e que valeu apena é que sempre devemos terminar com uma frase de efeito, enfatizando a importância da qualidade e das propostas de SME.


Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar

Critério de Correção da Prova Dissertativa

Além da correção gramatical, pertinência e coerência dos argumentos utilizados serão
considerados os seguintes aspectos:
Questão 1 (Valor: 40,0 pontos)
Verificar se o(a) candidato(a) foi capaz de destacar a importância:
Do projeto político-pedagógico da escola enquanto uma proposta coletiva em que os diferentes
problemas da escola – sociais, pedagógicos, financeiro e materiais são identificados pelo
conjunto dos segmentos: professores, pais, alunos, funcionários e equipe dirigente.
Do conhecimento dos alunos de cada turma como pré-requisito para uma estratégia de ensino ser
bem sucedida.
Do diálogo sistemático entre os diferentes segmentos da escola e, em especial, da equipe dirigente
atuar de forma coerente nos diferentes períodos das jornadas de trabalho de cada um dos
gestores educacionais.
Do debate e da negociação com os diferentes segmentos sobre as normas de convivência da escola
e depois de decididas, a importância de cumpri-las no cotidiano escolar, com todos os
segmentos.
Das reflexões de P. Freire e I. Alarcão sobre o tema e as respectivas atribuições legais dos
gestores educacionais.
Dos espaços coletivos de formação.

Questão 2 (Valor: 30,0 pontos)
Verificar se o(a) candidato(a) foi capaz de considerar:
Os diferentes papéis que a instituição de educação infantil precisa dar conta e as respectivas
divisões de responsabilidades entre família e escola.
A importância de conhecer as condições de vida e de trabalho de cada família das crianças pequenas
atendidas para melhor poder orientá-las no trato diário com a criança, explicando as
tarefas e funções de cada uma das partes.
O conhecimento e a aplicação dos artigos do ECA em relação ao cuidar da criança.
A responsabilidade da família no trato cotidiano com a criança e a escola.
As providências preventivas que a escola, através da equipe de direção deve tomar e a importância
da orientação às famílias.
A importância da relação de parceria com as famílias para a construção da relação cuidar e
educar.
A importância da construção de ações inter-setoriais entre a instituição de educação infantil com a
saúde e assistência, por exemplo, para o atendimento integral a criança na relação cuidar e educar.


Questão 3 (Valor: 30,0 pontos)
Verificar se o(a) candidato(a) foi capaz de argumentar em relação:
Ao direito à educação e ao ensino obrigatório a todos os(as) cidadãos(ãs) no Brasil, nos termos da
Constituição Federal/ 1988.
Os dispositivos da LDB que permitem às escolas identificar e matricular todas as crianças e
adolescentes no ensino fundamental a partir da idade etária e do desenvolvimento pedagógico
que se apresentar no estabelecimento de ensino, sem documentação escolar, para que se garanta
sua continuidade de estudos, nos termos da LDB – classificação e reclassificação.
O papel das avaliações na organização do ensino municipal em ciclos no município de São
Paulo.
Às orientações precisas às famílias sobre as providências que a escola e/ou a Coordenadoria de
Ensino tomariam visando à matrícula imediata das duas crianças na escola, em função da
legislação em vigor.
À aplicação dos dispositivos constantes das Normas para Elaboração dos Regimento Escolar na
rede de ensino do município de São Paulo no caso apresentado.